Imagem de Profiteroles
Profiteroles

60 minutos

10

Ingredientes

Para as carolinas
100 g de manteiga
200 g de farinha
125 ml de água
125 ml de leite
5 ovos médios
1 pitada de sal

Para a calda de chocolate quente
250 g de chocolate meio amargo em barra
250 ml de leite
125 g de chocolate em pó

Para a montagem
1 litro de sorvete de creme
Amêndoas em lascas para decorar a gosto

Preparo

Para as carolinas
Misture o leite e a água e leve ao fogo em panela grande até ferver. Abaixe o fogo e acrescente a manteiga até que a mesma derreta. Coloque uma pitada de sal. Peneire a farinha. Desligue o fogo e acrescente-a misturando sempre até que a massa fique bem homogênea e desprenda da panela.
Coloque em travessa de vidro redonda até que esfrie e junte os ovos um a um, misturando bem. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma assadeira. Com uma manga de confeitar e um bico de aproximadamente 1 centímetro de diâmetro, forme na assadeira pequenas “bolas” de aproximadamente 4 a 5 centímetros de diâmetro, com espaço suficiente para que não grudem umas nas outras enquanto estiverem assando. Leve ao forno por cerca 15 a 20 minutos ou até que as carolinas dourem. Para resfriá-las, deixe no próprio forno com a porta levemente aberta.

Para a calda de chocolate
Em banho-maria, derreta o chocolate em barra no leite com o chocolate em pó cuidando para que fique bem homogêneo. Conserve em banho-maria até servir.

Montagem
Abra as carolinas ao meio no sentido horizontal e recheie cada uma com uma bola pequena de sorvete de creme. Cubra com a calda de chocolate quente e decore com as amêndoas. Sirva 3 ou 4 bolinhas com uma bola de sorvete.

Veja mais sobremesas com sorvete