Imagem de Pão de linguiça com erva-doce
Pão de linguiça com erva-doce

60 minutos

8

Ingredientes

1 colher (sopa) de fermento biológico seco ou 1 tablete de fermento biológico fresco
½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
400 g de linguiça toscana cortada em pedaços
Sal a gosto
1 ovo ligeiramente batido para pincelar

Preparo

Em uma tigela, misture o fermento com a água morna e deixe repousar até criar bolhas. Em uma panela com 2 colheres (sopa) do azeite, refogue o alho e a cebola até murchar. Junte a erva-doce e cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo e acrescente 4 colheres (sopa) do azeite. Tempere com sal.
Em uma tigela grande, coloque a farinha e abra um buraco no meio. Adicione o fermento e vá misturando com um garfo até formar uma papa. Misture bem até a farinha ficar totalmente incorporada e formar uma massa que solte das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha. Transfira a massa para uma superfície polvilhada, e sove por alguns minutos até que fique homogênea e elástica. Coloque em uma tigela untada com azeite, cubra com filme plástico e deixe crescer em lugar protegido, longe de corrente de ar, por 1 hora ou até dobrar de volume.  Enquanto isto, refogue a linguiça no azeite restante até dourar ligeiramente. Reserve.
Afunde a massa com a palma das mãos fechadas, acrescente a linguiça e misture. Coloque em uma
superfície polvilhada com farinha e sove por alguns minutos até a linguiça ficar incorporada à massa.
Faça um rolo com a massa e coloque em uma fôrma de bolo inglês, de 23 x 11 cm, untada com azeite.
Cubra com filme plástico e deixe crescer novamente por mais 30 minutos ou até ultrapassar a borda da forma. Pincele com a gema e leve para assar em forno moderado (180°C), preaquecido, por 35 a 40 minutos ou até dourar a superfície..