Torta de polenta

1 hora

2 a 3 porções

Ingredientes

3 xícaras de água
½ colher (chá) de sal
1 xícara de flocos de milho pré-cozidos 
1 abobrinha ralada
⅓ de xícara de cebola picada
½ xícara de tofu defumado ralado fino
sal marinho e pimenta-do-reino moídos na hora
Tomates-cereja firmes e graúdos a gosto
Azeite de oliva para servir
½ colher (chá) de manjericão
Manjericão fresco para decorar
Refratário ou assadeira de 35 com x 25 cm untado com óleo de girassol

Preparo

Pré-aqueça o forno a 200°C. Em uma panela, coloque a água, o sal e os flocos de milho. Misture e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, reduza para fogo baixo, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos. Não é necessário mexer. Salgue levemente a abobrinha, deixe descansar por 5 minutos e depois esprema para retirar o líquido. 

Junte a abobrinha, a cebola e o tofu defumado à polenta e misture bem. Acerte o sal e coloque pimenta a gosto. 

Transfira a mistura para o refratário e alise com uma espátula ou com as mãos molhadas. Corte os tomates em fatias e deixe escorrer um pouco. Distribua as fatias de tomate sobre a polenta e regue com um fio de azeite. Misture o manjericão seco com sal e pimenta a gosto. Salpique a polenta e leve ao forno por 20 a 25 minutos ou até dourar e os tomates ficarem murchos mas não muito secos. 

Quando esfriar, corte a polenta em fatias e distribua entre os pratos e regue com azeite. Para deixar esse prato mais suculento, sirva com um pouco de molho de tomate bem temperado. Decore com manjericão fresco. Você pode variar esse preparo substituindo o tomate por fatias bem finas de abobrinha ou berinjela ou, ainda, tirinhas de pimentão vermelho.