Imagem de Pato cozido
Pato cozido

Mais de 60 minutos

8

Ingredientes

1 pato médio
4 dentes de alho em lâminas finas
200 g de damasco seco picados
2 xícaras (chá) de ervas frescas (salsinha, manjericão e cebolinha-verde) picadas
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 colheres (chá) de sal
2 colheres (chá) de pimenta-do-reino
2 litros de caldo de frango
1 xícara (chá) de vinho branco
 
Acompanhamento: purê de grão-de-bico e vinho do Porto reduzido

Para o vinho do Porto reduzido
360 ml de vinho do Porto
5 colheres (sopa) de glicose em pasta

Preparo

Para o pato
Lave o pato, elimine as aparas e a gordura interna aparente. Coloque-o em uma panela grande com 3 litros de água fervente e deixe por 10 minutos. Retire do fogo, tire o pato da panela e seque muito bem com toalha de papel, tanto a parte interna como a externa.
Com o secador para cabelo na temperatura bem quente, seque o pato muito bem por 10 minutos, tirando máximo de gordura que puder. Reserve.
Misture em uma tigela o alho, o damasco, a metade das ervas, a metade do azeite de oliva, a metade do sal e a pimenta-do-reino. Recheie o pato e feche com palito ou costure com barbante.
Aqueça o azeite restante em uma panela grande e frite o pato por 40 minutos ou até dourar de maneira uniforme. Escorra o excesso de gordura.
Junte o caldo de frango e o vinho. Tampe e abaixe o fogo. Cozinhe por 2 horas ou até a carne do pato ficar bem macia. Incorpore o restante das ervas e do sal. Depois de 5 minutos, retire o pato
Cozinhe o molho da panela por mais 40 minutos ou até encorpar um pouco. Retire do fogo. Despeje em uma peneira, aparando em uma tigela. Sirva com purê de grão-de-bico e com o vinho do Porto reduzido.
 
Para o vinho do Porto reduzido
Coloque em uma panela o vinho do Porto e a glicose. Leve ao fogo bem baixo.
Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até o vinho do Porto reduzir e formar uma calda levemente espessa. Retire do fogo.